Você sabe que o farol principal e a lanterna traseira são componentes super importantes para a sua segurança no trânsito, né? Eles são responsáveis por garantir a iluminação dos trajetos e a sinalização com suas luzes de seta, ré e freio.
Com o tempo e a exposição à chuva e ao sol é comum que tanto a lanterna do carro quanto o farol automotivo fiquem danificados, perdendo o brilho e adquirindo um tom amarelado que ninguém gosta. Então, que tal ter dicas para conservar lanternas e faróis do carro? Chega pra cá!
Por que o Farol do Carro fica amarelado?
Antes, os faróis do carro eram fabricados em vidro. Esse material é mais resistente e não fica amarelado com o tempo, mas também é mais caro, mais pesado e pode trincar. Por isso, ele foi sendo substituído pelo policarbonato ou acrílico, materiais plásticos que, hoje em dia, compõem a grande maioria dos faróis.
A vantagem dos faróis de plástico é que eles são mais duráveis e resistentes a riscos. Apesar disso, eles sofrem maior desgaste quando expostos à ação dos raios UV que vão amarelando a superfície e deixando o farol automotivo embaçado.
E não é só questão estética, não. O farol do carro amarelado vai prejudicar a sua direção já que os feixes de luz emitidos pelos faróis e lanternas vão ser reduzidos e causar menos visibilidade.
Como cuidar da lanterna traseira e farol do carro?
Antes de dar adeus definitivamente para o farol do carro e as lanternas automotivas, existem técnicas que podem restaurar o visual desses componentes. Se liga só!
O lixamento e o polimento podem ser usados para tirar o amarelado da lente de faróis e lanternas automotivas. São usados cristalizadores que fazem o clareamento do material plástico e diminuem os efeitos causados pelos raios ultravioleta.
Depois disso, é feita a aplicação de um verniz que protege a lente de faróis e lanternas, devolvendo o brilho e protegendo a superfície. Para fazer esse procedimento é indicado que você procure um profissional especializado.
Agora, se você quiser apostar em uma receita caseira, muita gente usa o creme dental para fazer a limpeza das lentes. Em curto prazo, essa receita pode até funcionar, mas, com o tempo, o amarelamento vai continuar existindo.
Dicas para conservar o farol e lanterna automotiva
Para garantir o bom funcionamento desses componentes do carro, é preciso se atentar a alguns cuidados. Por isso, confira nossas dicas para manter faróis e lanternas funcionando perfeitamente.
- Faça a revisão de lâmpadas, faróis e lanternas;
- Não dirija com lâmpadas automotivas queimadas. Faça a troca;
- Confira a vedação dos faróis automotivos para impedir a entrada de água;
- Evite buracos que podem desregular os faróis e até mesmo queimar as lâmpadas;
- Faça a regulagem dos faróis.
Como regular o farol do carro
Quando for fazer a revisão periódica do veículo, inclua a regulagem de foco dos faróis na lista de coisas para fazer. Assim, você vai sempre ter a melhor visibilidade dos trajetos e mais segurança no caminho.
E para testar se seu carro está com os faróis automotivo regulados, preste atenção a esse passo a passo:
1 – Mantenha seu carro em um lugar plano e com os pneus calibrados a uma distância de 5 metros da parede.
2 – Ligue o farol baixo e observe se os dois focos dos faróis estão bem alinhados. Uma dica importante: não mexa no volante.
3 – Para saber se eles estão regulados, os faróis direito e esquerdo devem estar levemente inclinados para baixo e com o mesmo nível de altura.
4 – Tem uma diferença na altura de foco dos dois lados dos faróis? Então você precisa levar ao mecânico para fazer a regulagem.
Com dicas simples, você garante o bom funcionamento do farol e lanterna traseira, e garante que suas viagens sejam sempre seguras.