Como funciona?
O motor de partida, também conhecido como motor de arranque é responsável pela partida do veículo. Seu princípio de funcionamento é inverso ao do alternador, uma vez que ele transforma energia elétrica da bateria em energia mecânica, para acionamento do motor do automóvel.
Quando o condutor gira a chave do veículo totalmente, o motor de partida é acionado e mantido em funcionamento
até que a chave se solte. A alimentação de energia elétrica no motor de partida é feita diretamente por um cabo ligado a bateria.
Durante o funcionamento o solenóide/automático é alimentado com positivo, proveniente da chave, puxando o conjunto pistão e garfo, que por sua vez desliza o bendix/roda livre até acoplar com a cremalheira (roda dentada no volante do motor de combustão) ao mesmo tempo o solenóide fecha o circuito principal energizando a bobina e o induzido através das escovas, criando um campo magnético e assim o movimento de rotação. Os mancais(1) são peças importantes e de precisão, eles conservam o induzido centralizado e muito próximo da bobina sem que encostem para garantir o torque necessário para impulsionar o motor do automóvel.
Componentes
- Mancais ;
- Impulsor de partida ou bendix;
- Induzido;
- Bobina;
- Suporte de escovas ou porta-escovas;
- Solenóide, automático ou chave magnética;
Lembrando que aqui na Dijo você todos os componentes necessários para a manutenção do seu motor de partida.
Manutenção
Por sua concepção e funcionamento, o motor de arranque não apresenta danos, principalmente em veículos novos. “É um componente que funciona somente na hora da partida e depois não trabalha mais, em compensação é o maior consumidor de bateria, já que trabalha sem a ajuda do alternador”.
Uma dica é que tome cuidado na hora da partida, não esquecendo de voltar a chave à posição inicial e não forçar se o carro não pegar. Passar mais de 10 segundos forçando o 2ª estágio da chave na ignição gera muito esforço e superaquecimento, favorecendo a queima do induzido e seu campo.
Outro erro é acionar a chave quando o motor já está ligado. Isso gera sobre rotação, trazendo danos para todo o conjunto. Batidas ou pancadas na carcaça causam avarias e mau contato.