A Scania lança oficialmente no Brasil uma nova geração de caminhões, com chegada às concessionárias prevista para fevereiro de 2019. A nova linha é fruto de investimento de R$ 2,6 bilhões até 2020 para a produção em São Bernardo do Campo/SP, que será responsável por abastecer os mercados da América Latina.
As cabines são totalmente novas por dentro e por fora. Da linha atual, a Scania passará de 7 opções para 19 tipos de combinações das novas cabines P, G, R, além da estreante S. Junta-se à novas cabines o pacote XT, formado por componentes específicos para pisos irregulares e também indicados para operações fora-de-estrada.
As alternativas de teto serão baixo, normal e alto. A cabine S é uma das principais novidades para a América Latina, pois estreia o piso plano, dando maior liberdade de movimentação na cabine.
Novos motores
Nos novos modelos, os motores foram desenvolvidos com tecnologia de alta pressão de injeção de diesel e com múltiplos pontos para diminuir o consumo e as emissões, além de contarem com novos sistemas de gerenciamento inteligentes.
A nova linha traz, ainda, como novidade a matéria-prima utilizada em sua construção. Os motores passam a ser produzidos em CGI, um composto compactado de ferro e grafite que duplica a resistência a fadiga. Dessa forma, ele está ainda mais preparado para suportar o aumento na pressão de combustão dentro do cilindro.
Também foram aperfeiçoados componentes como o tanque de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), o sistema de SCR (Redução Catalítica Seletiva), os cabeçotes, as tampas de válvulas, o sistema de filtragem de combustível e as bombas de baixa e alta pressão.
Mais potência e menor consumo
A gama de propulsores terá novidades: 220, 280, 320, 410 e 500 cv. Além disso, o Brasil fará a estreia mundial do novo motor de 540 cv. Outra novidade está na chegada do motor de 7 litros para o segmento semipesado.
A nova geração de caminhões terá quatro tipos de motores: 7 litros (220, 250 e 280 cv de potência – torque de 1.000 a 1.200 Nm), 9 litros (280, 320, 360 cv – torque de 1.400 a 1.700 Nm), 13 litros (410, 450, 500 e 540 cv – com variação de torque de 2.150 a 2.700 Nm) e 16 litros (V8 de 620 cv e 3.000 Nm de torque).
Segundo a fabricante, a economia de diesel poderá ser de até 12% na comparação com o antecessor. Os novos motores garantem até 8% de redução de consumo, enquanto o desenho externo da cabine (mais aerodinâmico) e as melhorias no sistema de controle de cruzeiro (Scania Opticruise) são responsáveis, cada um, por 2% de redução.
Outra novidade é que a Scania está introduzindo o lay shaft brake, um sistema de freio de eixos como padrão nas caixas Opticruise. Graças ao freio do eixo, a caixa de câmbio GRS905 realiza a troca em 0,4 segundos, o que significa diminuição do tempo de troca de marcha pela metade. O recurso não só reduz o tempo de mudança de marcha, mas também contribui para que a pressão do turbo seja mantida.
fonte: https://www.acessoriosbecar.com.br/blog/60,0,/nova+geracao+de+caminhoes+scania+chega+ao+brasil+em+fevereiro+de+2019.html disponível em: 25/02/2019