Vento, frio, chuva e neblina são comuns na estação mais fria do ano e é nessa época que as pessoas costumam utilizar mais seus veículos, por isso, cuidados especiais devem ser tomados para que não haja danos.
A revisão do carro independe da época, mais algumas medidas preventivas podem ajudar a manter as peças em ordem sob baixa temperatura.
Pneus:
O frio altera a pressão e pode deixá-los murchos. O piso úmido desgasta os pneus, por isso verifique-os sempre para evitar o risco de aquaplanagem e acidentes.
Tanquinho de gasolina:
Quando o motor é flex, o tanquinho deve estar sempre abastecido com gasolina para ignição, assim, o carro não será prejudicado quando for ligado nas manhãs geladas. Atenção ao prazo de validade do combustível.
Bateria:
Quando a temperatura está baixa, o motor exige mais energia da bateria para funcionar e equipamentos eletrônicos necessitam de maior amperagem. O desgaste pode fazer com que ela não funcione mais. Verifique-a sempre, ela é o componente que mais sofre durante o inverno.
Afogador:
Ele é um item importante na hora de dar a partida. Se não estiver funcionando, vale verificar o carburador também.
Pintura:
O acúmulo de sujeira durante o inverno pode destruir o brilho da pintura do carro. Para evitar manchas e opacidade, mantenha a superfície do carro encerada e use produtos de qualidade que ajudem a proteger a lataria do veículo.
Ar-condicionado:
Durante o inverno, os motoristas costumam esquecer do ar-condicionado. A falta de uso causa ressecamento das borrachas de vedação e danos na tubulação. Para evitar esses problemas, acostume-se a ligá-lo uma vez por semana, durante 10 minutos.
Se seu carro apresentar problemas em algum desses itens, não hesite em levá-lo em uma oficina de sua confiança.
fonte: https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cuidados-com-o-carro-no-inverno/ disponível em 24/06/2019.