Quando se fala em motor, um componente que geralmente é citado, em especial quando se fala em micro-híbrido, é o alternador.
Esse componente é vital para que um carro possa rodar. Mas, qual a função do alternador? Para que serve?
Antigamente, os automóveis ao invés do alternador, possuíam o chamado dínamo, para converter energia mecânica em eletricidade, mas sua eficiência era baixa, ainda mais quando o sistema elétrico era de apenas 6 volts.
Hoje, no entanto, o alternador tem uma função adicional em certos modelos, especialmente vendidos em mercados consolidados, em virtude de normas ambientais mais rígidas.
Nesse caso, o alternador também dá partida no motor e move o carro por alguns metros, reduzindo o consumo de combustível e, em consequência, a emissão de poluentes na atmosfera.
Vamos conhecer a função principal do alternador:
Todo automóvel precisa de energia. Engana-se quem imagina que essa eletricidade vem toda da bateria.
Em realidade, um carro (dos mais antigos) pode mesmo funcionar sem a bateria. O fornecimento de energia elétrica de forma geral, só tem uma origem, o alternador.
Trata-se de um dispositivo eletro-mecânico que é acionado diretamente e sempre pelo motor através de correia em “V” ou simples.
A função do alternador é converter a energia mecânica, no caso cinética, em eletricidade, que assim é utilizada pelo veículo.
O alternador serve para fornecer energia elétrica para o veículo, disponibilizando essa eletricidade para equipamentos do carro, incluindo a bateria, assim como para funções essenciais, como ignição, por exemplo.
Mas, como ele funciona?
O alternador é, como já mencionado acima, um dispositivo eletro-mecânico. Ele depende da energia mecânica produzida pelo motor para ser acionado.
Isto se dá através de uma correia, visto que ele é um componente integrado ao propulsor e não parte deste. Assim, num evento defeito, ele pode ser retirado para manutenção ou substituição.
Este componente é constituído de um eixo com rolamentos, onde ficam presos imãs permanentes que, em contato com bobinas fixadas na carcaça, cria um campo magnético que converte o movimento em eletricidade através de uma tensão elétrica nos extremos dessas bobinas.
Essa energia elétrica produzida é chamada de corrente alternada, cuja polaridade fica variando constantemente, impedindo que seja utilizada de forma estável pelo sistema elétrico do veículo.
Para que isso ocorra, o alternador dispõe de dois componentes extras que garantem um fluxo equilibrado de eletricidade.
Retificador e regulador de tensão
Para funcionar, um alternador precisa do movimento do motor, porém, este varia muito, geralmente de 500 rpm a 6.000 rpm.
Com a corrente alternada produzida, é impossível ao sistema elétrico do veículo utilizar essa energia desse jeito. Assim, dentro do próprio alternador, dois itens se apresentam para colocar a coisa em ordem.
O primeiro é o retificador. Trata-se de um conjunto de diodos que estabiliza essa corrente alternada, convertendo-a em contínua.
Com meio caminho andado, essa energia passa para o segundo componente, o regulador de tensão ou voltagem. Este dispositivo ajusta a voltagem que sai do alternador.
Um sistema elétrico comum tem 12 volts, que é a voltagem da bateria de chumbo-ácido usada nos carros comuns.
Isso não impede que baterias de níquel-hidreto metálico, íons de lítio ou fosfato de ferro, entre outras, utilizem a mesma voltagem.
Todos os componentes elétricos do veículo utilizam igualmente essa voltagem, até mesmo a fonte “12V” onde plugamos carregadores, acendedores de cigarro, etc.
Então, a corrente contínua que sai do alternador precisa ser ajustada para essa voltagem. No entanto, a bateria de 12V necessita de uma carga maior para poder ser recarregada e isso varia de 13,5 a 14,5 volts.
Então, o regulador de voltagem distribui essa tensão para prover a reposição de energia na bateria.
Quando o carro está desligado, o alternador não tem função, ficando o fornecimento de energia sob responsabilidade da bateria, que possui uma carga armazenada para isso e também para prover eletricidade ao motor de arranque,
Então, quando se dá a partida, a bateria vai girar o motor e também mandar energia para as velas de ignição, a fim de que as mesmas criem centelhas para combustão da mistura ar-combustível.
A explosão resultante disso, empurra os pistões para baixo, movimentando através de bielas, o virabrequim.
Este gira uma polia na frente do bloco, que por sua vez transfere esse energia mecânica, por meio de uma correia, para o alternador. Ou seja, um ciclo vital para o funcionamento do veículo.
Fonte:https://www.noticiasautomotivas.com.br/qual-a-funcao-do-alternador-para-que-serve/