O conceito de motores 3 cilindros existe desde os anos 50 e teve sua primeira aplicação no ano de 1957 no DKV-Vemag Vemaguet (caminhoneta), e continuou nos modelos Belcar em 1962 e Fissore em 1964.
A primeira versão do motor (1957) contava com uma potência de 34 cv a 4.000 rpm e um torque de 7 kgf.m a 2.000 rpm, nas duas versões seguintes o motor sofreu uma melhora no projeto sendo capaz de entregar 44 cv de potência a 4.250 rpm e 8 kgf.m de torque a 2.800 rpm na versão de 1962 e 50 cv de potência a 4.500 rpm e 8,5 kgf.m de torque a 2.500 rpm na versão de 1964.
A principal vantagem dos motores 3 cilindros quando comparado aos motores 4 cilindros é o número reduzido de peças estáticas e peças móveis, que influência diretamente no peso (Downsizing – redução de custos e peso).
Devido o número reduzido de peças móveis, a potência de atrito destes motores é menor significando um menor consumo e menor atrito, consequentemente menor emissão de gases poluentes.
A maior dificuldade do projeto de um motor 3 cilindros é a vibração, devido o número ímpar de pistões o balanceamento do motor é um desafio, e por isso o projeto só se solidificou no mercado no ano de 2011 com o Kia Picanto e Hyundai HB20.
Confira no vídeo abaixo o desemprenho dos motores 3 cilindros e sua história.
Fonte: https://www.canaldapeca.com.br/blog/motores-3-cilindros-pontos-positivos/