Em qualquer automóvel, vários sistemas trabalham em conjunto para garantir a satisfação do condutor e dos demais ocupantes. Segurança, conforto e desempenho são essenciais e pesam no momento da compra de um carro. Pensando nisso, muitos desenvolvimentos são lançados no mercado e um que chama a atenção é a suspensão eletrônica.
O conjunto de suspensão de um veículo é o responsável direto pelo conforto e estabilidade. Isso sempre foi um grande dilema para as montadoras, uma vez que o carro mais “mole” entregava maior conforto, mas menor segurança, enquanto o carro com suspensão mais “dura” tinha maior estabilidade, mas deixava a desejar no quesito conforto.
A suspensão eletrônica ganhou destaque justamente porque prometeu solucionar esse impasse. Dentro das oficinas mecânicas, os profissionais não devem deixar a atualização constante de lado, conhecendo todas as características desse conjunto e como atuar diante dos desafios do dia a dia.
Foi pensando nisso que criamos este conteúdo especial. Nele, vamos tratar sobre como funciona esse tipo de suspensão, a diferença para o conjunto comum, os principais detalhes para ficar atento e ainda o que há de novo no mercado. Confira!
Como funciona a suspensão eletrônica?
Podemos definir a suspensão eletrônica como um sistema controlado por computador que é capaz de alterar suas características de acordo com a necessidade. Em outras palavras, é um sistema inteligente que ajusta as condições de condução e desempenho do veículo a partir do perfil do solo.
Em caso de uma estrada bem pavimentada e reta, por exemplo, a suspensão fica mais rígida, aumentando a estabilidade. Já em um momento de ondulações e choques, ela se torna mais macia, entregando o conforto de que o motorista necessita.
O funcionamento da suspensão eletrônica pode ter duas vertentes: suspensão eletrônica adaptável e ativa — como veremos a partir de agora.
Suspensão eletrônica adaptável
A suspensão eletrônica adaptável consegue fazer o ajuste dos amortecedores de acordo com os choques. Uma solenoide e uma válvula são instaladas no suporte. Essa solenoide é conectada com um computador, que faz a leitura das condições da estrada de acordo com os choques.
Com essa leitura, a solenoide ativa as válvulas para abrir ou fechar, inserindo mais ou menos fluido hidráulico no sistema.
Outra variação de suspensão eletrônica adaptável é feita com amortecedores de magneto ou com fluidos que contenham metal. Assim, um eletroímã faz o controle do metal, ajustando a rigidez dos amortecedores.
Suspensão eletrônica ativa
Já a suspensão eletrônica ativa funciona de uma maneira diferente. Ela altera a altura do veículo usando hidráulica ou eletroímã. Sensores monitoram o movimento do automóvel e, quando há a necessidade de ajuste, uma bomba hidráulica é acionada para pressurizar o fluido. Dessa forma, altera-se a rigidez dos amortecedores.
O sistema com eletroímã funciona de forma similar, mas em vez da bomba hidráulica, são usados motores de natureza eletromagnética.
Qual é a diferença entre a suspensão eletrônica e a comum?
Existem diferentes tipos de suspensão. Com o avanço da tecnologia, novas soluções foram apresentadas e colocadas em prática nos veículos. Antigamente, o mais comum era o de eixo rígido, com ambas as rodas ligadas diretamente. O conjunto era muito pesado e, hoje, ainda pode ser encontrado em carros militares.
Outro tipo bem comum é o MacPherson, ainda nos anos 40. Diferentemente do modelo anterior (eixo rígido), as rodas são independentes, com amortecedores telescópio e molas helicoidais. Embora seja o mais utilizado pelas montadoras, não é o mais eficiente.
A grande diferença dele para o conjunto de suspensão eletrônica é a impossibilidade de ajustar a partir das características do solo. Ou seja, ele não consegue fazer a leitura se há mais ou menos ondulações na pista e corrigir a suspensão.
Vale lembrar que a suspensão eletrônica entrega uma boa segurança no momento das curvas, controlando a inclinação da carroceria.
Ainda há outros tipos de suspensão, como o triângulo duplo, o multilink, suspensão de rosca, a ar, modificação para GNV, dentre outras opções.
Quais são os principais detalhes para ficar atento?
Para manter o pleno funcionamento do veículo, é preciso que ele esteja sempre com a manutenção em dia. Dentro das oficinas, os mecânicos precisam estar bem atualizados, com boa capacitação técnica e eficiência.
Para trabalhar com a suspensão eletrônica, é necessário conhecer e saber como trabalhar com os principais componentes que formam esse conjunto, tais como os amortecedores, molas pneumáticas e barras estabilizadoras ativas.
É preciso fazer um diagnóstico bem criterioso de cada item, analisando se o veículo está em boas condições e o que precisa ser ajustado ou até mesmo substituído.
Um amortecedor mal instalado, por exemplo, compromete completamente a qualidade do serviço e a satisfação do cliente. O mecânico de confiança (como é o seu caso!) precisa seguir atentamente o passo a passo correto para fazer a troca de amortecedor. Além disso, um serviço de excelência trabalha com as melhores marcas, instalando um amortecedor confiável e que entregue a segurança e o conforto que o cliente espera.
A manutenção do sistema de suspensão é primordial, uma vez que, se ela não for realizada, a segurança do condutor e de todos os ocupantes do veículo corre sérios riscos! Uma boa dica para dar aos seus clientes é que fiquem atentos a alguns sinais que o veículo apresenta quando o sistema de suspensão tem algum problema, como:
- desgaste irregular e prematuro dos pneus;
- manchas de óleo;
- ruídos frequentes.
O que há de novo no mercado?
Apesar de ter alguns anos que foi apresentada no mundo, suspensão eletrônica ainda é tratada como uma novidade no Brasil. Porém, já estamos aguardando e acompanhando tendências que prometem revolucionar o mercado automotivo.
Esse é o caso dos amortecedores inteligentes para os veículos elétricos. A proposta é que o componente consiga armazenar e transformar a energia cinética em energia elétrica, carregando o sistema de funcionamento do automóvel.
Para os heróis das oficinas, é preciso ficar de olho em cada novidade e sempre estar bem capacitado para aproveitar as oportunidades.
Fonte: https://blog.nakata.com.br/suspensao-eletronica/