O processo é simples e relativamente rápido.
Além disso, os calibradores atuais, normalmente digitais, são fáceis de se utilizar.
Mas quando calibrar? Qual pressão utilizar?
Se você costuma ter essas dúvidas continue acompanhando este artigo e veja 4 dicas para calibrar os pneus do seu carro.
Dica 1 : use a pressão recomendada pelo fabricante para calibrar os pneus
Cada fabricante projeta um diferente motor ou sistema de freios, por exemplo, para cada veículo, dessa forma, também é destinado um pneu que deverá ser utilizado com determinada a pressão de funcionamento para cada modelo de carro.
Esse estudo visa conciliar segurança, conforto, desempenho e até mesmo economia de combustível.
Para você ter uma ideia, um pneu cheio demais pode comprometer o sistema de suspensão que receberá muito mais impacto do que deveria.
Da mesma maneira, um pneu vazio demais aumentará o contato com o asfalto e, consequentemente, o atrito, elevando o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.
A dica fundamental é utilizar a pressão recomendada pelo fabricante.
Normalmente essa informação consta no manual do carro. Alguns veículos possuem a informação através de adesivos localizados no batente das portas ou porta-luvas.
Dica 2: faça de acordo com
o peso que o carro está carregando
O peso que os pneus suportam está diretamente ligado à sua pressão.
Para você ter uma ideia, enquanto um carro de passeio utiliza pressão em torno de 30 libras, um pequeno caminhão pode utilizar praticamente o dobro.
O que isso quer dizer?
Se você estiver sozinho no seu carro, a pressão utilizada deverá ser menor do que se o seu o carro estiver com mais quatro ocupantes e bagagem.
O aumento de peso implicará na maior necessidade de pressão.
Felizmente, os manuais de muitos veículos i
ndicam que pressão deve ser utilizada nas duas condições, tanto vazio quanto carregado.
Não se assuste se o recomendado for aumentar a pressão somente dos pneus traseiros.
Isso é normal, pois este é o local que mais sofrerá com o aumento de peso.
Consulte a pressão recomendada para seu carro e, em caso de dúvida, pergunte a um concessionário.
Dica 3: calibrar os pneus com eles ainda “frios”
O ideal é que você calibre os pneus pela manhã, ao menos uma vez por semana, com os pneus em temperatura ambiente, em local próximo de onde seu carro estiver estacionado.
Evite rodar mais que 2 ou 3 km e em alta velocidade antes de calibrar.
Isso porque, segundo as leis da física, a pres
são interna dos pneus aumenta devido a temperatura, ou seja: se você rodar muito com o carro antes de calibrar, seus pneus ficarão com temperatura mais elevadas por conta do atrito e isso influenciará na calibragem correta.
Caso você precise calibrar com os pneus já quentes, procure acrescentar em torno de 2 ou 3 libras, em relação à pressão correta para compensar.
Dica 4: tenha cuidado de acordo com
o tipo de solo
Se você for encarar estrada arenosa, como em praias ou dunas, é recomendado baixar a pressão do pneu até mesmo pela metade do que você utilizaria no asfalto para conseguir mais tração.
Para trafegar em estrada de lama, é importante também baixar um pouco a pressão, mas não tanto como na areia.
Reduza a pressão para 2/3 do que utilizaria no asfalto.
Como exemplo, um carro que rodaria com 30 libras no a
sfalto, deveria rodar em torno de 15 libras na areia e 20 libras em terra de lama.
Essa redução é justamente para o pneu baixar um pouco e ter maior superfície de contato com o terreno escorregadio.
Não se esqueça de inflar novamente os pneus ao sair d
o fora de estrada.
De qualquer forma, antes de encarar qualquer terreno ruim, busque informação com profissionais e não se arrisque sem conhecimento.
Fonte: https://garagem360.com.br/cuidado-com-a-calibragem-dos-pneus/