Envisics desenvolve HUD de realidade aumentada que promete mais eficiência energética e melhor qualidade de imagem.
O head-up display tem como inspiração os aviões de caça. Projetar as informações a respeito do desempenho do carro no para-brisa faz com que o condutor tenha reações mais rápidas ao volante, pois não precisa tirar os olhos da via para verificar quaisquer galhos. Já faz tempo (desde o fim da década de 1980) que o recurso é utilizado. Mas uma empresa promete uma revolução.
A britânica Envisics desenvolveu um dispositivo que fica dentro do painel de instrumentos do automóvel. Ele projeta luz por meio de uma abertura que vai direto nos olhos do condutor, funcionando de modo similar a um óculos de realidade aumentada.
Dessa forma, o dispositivo entrega ao motorista experiência holográfica que vai além do simples velocímetro. O sistema propõe algo similar aos hologramas da saga Guerra nas estrelas. A Envisics projetou um modulador holográfico capaz de “mudar eletronicamente a velocidade da luz” que, aliado a elementos matemáticos, pode fornecer ao motorista leque considerável de informações.
O head-up display de realidade aumentada alerta ao motorista sobre perigos ou obstáculos ao redor, sejam eles pedestres, ciclistas e cruzamentos que possam representar ameaça. Segundo a Envisics, sua tecnologia pode até mesmo avisar sobre mudanças no clima que prejudiquem a condução e o comportamento de outros motoristas na via.
O dispositivo também atua como facilitador em termos de navegação. Se hoje o motorista tem de se orientar pela tela da central multimídia, com o head-up display de realidade aumentada ele terá experiência muito mais intuitiva, segundo a Envisics.
Segurança e condução autônoma
A Envisics revelou seu head-up display de realidade aumentada em 2019, na Consumer Electronics Show (CES). Segundo entrevista de Jamieson Christmas, CEO da companhia, à Bloomberg, vários fabricantes procuraram a empresa depois disso. Na demonstração, o dispositivo foi capaz de mostrar informações 20 metros à frente do carro em três faixas de uma rodovia.
“(O que surpreendeu os fabricantes foi) a capacidade de realmente orquestrar o que o motorista estava observando, quais perigos havia em um ambiente urbano”, comentou Christmas. No entanto, o executivo também vende outra vantagem do HDU de realidade aumentada para as montadoras:
“Quando você chega ao nível cinco de condução autônoma, (o dispositivo) se torna um meio de entretenimento. Se transforma em um mecanismo para, francamente, gerar receita. Existem oportunidades ilimitadas para essa tecnologia”, salientou.
O head-up display tem como inspiração os aviões de caça. Projetar as informações a respeito do desempenho do carro no para-brisa faz com que o condutor tenha reações mais rápidas ao volante, pois não precisa tirar os olhos da via para verificar quaisquer galhos. Já faz tempo (desde o fim da década de 1980) que o recurso é utilizado. Mas uma empresa promete uma revolução.
A britânica Envisics desenvolveu um dispositivo que fica dentro do painel de instrumentos do automóvel. Ele projeta luz por meio de uma abertura que vai direto nos olhos do condutor, funcionando de modo similar a um óculos de realidade aumentada.
Dessa forma, o dispositivo entrega ao motorista experiência holográfica que vai além do simples velocímetro. O sistema propõe algo similar aos hologramas da saga Guerra nas estrelas. A Envisics projetou um modulador holográfico capaz de “mudar eletronicamente a velocidade da luz” que, aliado a elementos matemáticos, pode fornecer ao motorista leque considerável de informações.
O head-up display de realidade aumentada alerta ao motorista sobre perigos ou obstáculos ao redor, sejam eles pedestres, ciclistas e cruzamentos que possam representar ameaça. Segundo a Envisics, sua tecnologia pode até mesmo avisar sobre mudanças no clima que prejudiquem a condução e o comportamento de outros motoristas na via.
O dispositivo também atua como facilitador em termos de navegação. Se hoje o motorista tem de se orientar pela tela da central multimídia, com o head-up display de realidade aumentada ele terá experiência muito mais intuitiva, segundo a Envisics.
Segurança e condução autônoma
A Envisics revelou seu head-up display de realidade aumentada em 2019, na Consumer Electronics Show (CES). Segundo entrevista de Jamieson Christmas, CEO da companhia, à Bloomberg, vários fabricantes procuraram a empresa depois disso. Na demonstração, o dispositivo foi capaz de mostrar informações 20 metros à frente do carro em três faixas de uma rodovia.
“(O que surpreendeu os fabricantes foi) a capacidade de realmente orquestrar o que o motorista estava observando, quais perigos havia em um ambiente urbano”, comentou Christmas. No entanto, o executivo também vende outra vantagem do HDU de realidade aumentada para as montadoras:
“Quando você chega ao nível cinco de condução autônoma, (o dispositivo) se torna um meio de entretenimento. Se transforma em um mecanismo para, francamente, gerar receita. Existem oportunidades ilimitadas para essa tecnologia”, salientou.
Versão rudimentar da tecnologia está presente em modelos da Jaguar Land Rover. A segunda geração deve estrear no Cadillac Lyriq. O crossover da General Motors tem lançamento previsto para 2023. Até lá, já se prepare para ver no para-brisa do seu carro ofertas de lojas e para atender suas chamadas de vídeo no melhor estilo Obi-Wan Kenobi.
Na hora de comprar um veículo é muito importante ter conhecimento sobre alguns dados. A potência, cavalos e torque do motor, por exemplo, são informações essenciais e muitos motoristas acabam confundindo o significado dos três, fazendo a compra errada. No Brasil, o torque é geralmente medido em kgf.m (quilograma força vezes metro). É uma medida…
To schedule an appointment with your friendly neighborhood experts at Car Repair Services, give us a call at 1-800-123-4567 or fill out the form below with your information and requested services. One of our team members will get back to you as soon as possible to confirm your appointment.
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Política de Cookies
O nosso site utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
Este cookie é definido pelo plug-in LGPD Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário na categoria "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
Este cookie é definido pelo plug-in LGPD Cookie Consent. Os cookies são usados para registrar o consentimento do usuário na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
Este cookie é definido pelo plug-in LGPD Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário na categoria "Necessário".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
Este cookie é definido pelo plug-in LGPD Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário na categoria "Other".
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
Este cookie é definido pelo plug-in LGPD Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para categoria "Desempenho".
viewed_cookie_policy
11 months
O cookie é definido pelo plug-in LGPD Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal.
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.