Em São Paulo, o Estado com a maior carga tributária para veículos no país, o IPVA 2022 poderá ser parcelado em até cinco vezes, segundo o governador João Dória Jr. O motivo é o aumento expressivo do imposto para o próximo ano.
Como se sabe, é claro, os preços dos carros usados dispararam em 2021, num ritmo acima dos carros novos (e olha que eles aumentam mensalmente…), acumulando nada menos que 21,44% este ano.
Só entre outubro de 2020 e outubro de 2021, a alta beirou os 25%. Nos últimos 10 meses, o aumento dos carros novos em média ficou na casa dos 15%.
Como o IPVA é calculado sobre a Tabela Fipe e a mesma desembestou em 2021, o imposto também vai subir de forma agressiva em 2022, com estimativa entre 25% e 30% de alta.
Para muita gente que depende do veículo, isso terá um impacto enorme no orçamento já no começo do ano e até então, o Estado de São Paulo parcelava o valor em até três vezes.
Com cinco parcelas, o impacto será amortizado para muita gente, ainda que tenham que recolher um valor maior que o de 2021, sem que muitos contribuintes nem tenham considerado vender ou trocar de carro no período.
Ou seja, a conta virá para todos, exceto os que possuem veículos até 2001, que deixam assim de recolher o IPVA no Estado de São Paulo.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, quem pagar em conta única terá 10% de desconto e o IPVA poderá ser parcelado em seis vezes.
Já no Rio de Janeiro, nada muda em relação ao que vinha sendo praticado em São Paulo, com desconto de 3% e parcelamento em até três vezes.
Em Minas Gerais, o governador Zema propõe limitar o IPVA com base na inflação e assim evitar um acréscimo de 28% no imposto, ficando assim em média perto de 10% maior que o de 2021.
No Mato Grosso do Sul, por exemplo, a proposta é reduzir a alíquota do IPVA, hoje em 3,5% para automóveis.
Assim, diante do aumento dos preços dos carros, alguns estados estão fazendo ações no sentido de reduzir o impacto fiscal e também a inadimplência, que deve aumentar se nada for feito para atenuar a alta.
Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br/sao-paulo-ipva-2022-podera-ser-parcelado-em-ate-cinco-vezes/