Desde que um condutor se torna habilitado, uma de suas maiores preocupações deve ser a visibilidade. Isso é, como ele é visto no trânsito e como pode ser visualizado pelos demais motoristas em uma via. A lâmpada automotiva, nesta medida, representa uma ótima opção de acessório para quem busca melhorar essa característica. Contudo, como no mercado podem ser encontradas diversos modelos, é importante que você aprenda a escolher a melhor!
Quais são os tipos de lâmpada automotiva?
1- Halógena
Por ser disponibilizada ao redor do mundo com preços mais baixos, o tipo de lâmpada automotiva halógena está entre as mais populares!
Possui filamento metálico que depende de aquecimento para o funcionamento. Já o tom da luz emitida é próximo ao amarelado.
O ponto negativo encontrado neste modelo é a baixa resistência.
2- LED
A tecnologia da lâmpada de LED automotiva permite maior desempenho no conceito de durabilidade. Hoje, ela é compreendida como a que menos esquenta durante o uso. Consequentemente, representa segurança para o condutor. Afinal, ele pode se tranquilizar por saber que a iluminação não irá atrapalhar a dirigibilidade do veículo. Sendo assim, há menor risco de oxidação ou queima precoce deste acessório.
Além disso, o modelo se adapta perfeitamente ao enquadramento da linha de corte das normas internacionais. Atende também aos critérios de iluminação veicular registrados pela Resolução do CONTRAN nº 227.
3- Xênon
A lâmpada automotiva xênon tem capacidade de brilho intenso nos tons azul e branco. Funciona à base de gás xenônio e descargas elétricas. No entanto, apesar de alta resistência, só são permitidas quando instaladas pelo fabricante.
4- Super branca
Assim como a halógena, a lâmpada automotiva super branca também tem filamento metálico que depende de aquecimento para ser acionada. O tom branco sobressai.
É válido lembrar que o uso deste tipo de material depende da autorização prévia do Detran.
Então, LED e Super Branca são diferentes?
A resposta para a pergunta é sim! Apesar de muitas pessoas se confundirem, tratam-se de tipos diferentes. Para que você consiga entender melhor as vantagens e desvantagens de cada uma, as separamos em dois tópicos. Confira!
Vantagens e desvantagens da lâmpada LED
Vantagens:
- representa economia;
- dura mais do que a lâmpada super branca;
- é disponibilizada em diversas tonalidades;
- esquenta pouco;
- tem uso autorizado pelo Detran;
- não modifica o sistema original do veículo.
Desvantagem:
- custo um pouco mais alto na hora da compra;
- ainda não pode ser utilizada em todos os veículos no Brasil.
Vantagens e desvantagens da lâmpada Super Branca
Vantagens:
- possui bom alcance de luz;
- boa luminosidade;
- uso autorizado;
- durabilidade alta;
- não modifica o sistema original do veículo.
Desvantagens:
- esquentam;
- custo elevado na hora da compra.
Fonte: https://www.veluplast.com.br/lampada-automotiva-como-escolher