As pastilhas de freio são uma das principais peças do sistema de frenagem do carro e precisam ser revisadas periodicamente.
Isso se deve ao seu mau funcionamento poder ocasionar em acidentes devido a eficiência do carro em frear ser reduzida drasticamente.
Nesse artigo vamos explicar a você quando trocar suas pastilhas de freio. Acompanhe!
O QUE SÃO AS PASTILHAS DE FREIO?
As pastilhas de freio são uma das peças fundamentais para garantir a frenagem correta do veículo.
Além de fazer com que o carro responda mais rapidamente ao comando do motorista.
Isso é ocasionado devido ao atrito realizado entre a pastilha de freio e o freio de disco.
Por esse motivo, para fazer com que o carro obedeça no tempo correto de frenagem, essa peça deve ser revisada.
Assim, garante que a peça não fique gasta para reduzir a força de atrito e diminuir a potência de frenagem.
Pois o disco de freio é fabricado a partir de ferro fundido, mais resistente do que as pastilhas.
Por esse motivo, a pastilha de freio vai sendo gasta com tempo, enquanto o freio de disco dura mais tempo.
Mas você sabe qual é o tempo certo de trocar as pastilhas ou reconhecer os sinais de que isso é necessário?
Veja mais a seguir!
TIPOS DE PASTILHAS DE FREIO
Acima de tudo saiba que as pastilhas de freio são utilizadas em alguns carros somente nas rodas dianteiras.
Nas traseiras o material costuma ser uma lona de freio com tambor.
Isso depende do modelo do carro, por isso fique atento a essa informação para saber quantas pastilhas possuem seu carro.
Nós achamos importante estar atento a quantas pastilhas você utiliza no veículo. Além de identificar qual tipo você utiliza no seu carro atualmente. Veja a seguir:
Pastilhas de compostos orgânicos
O principal material desse tipo de pastilha de freio é a resina fenólica e a celulose.
Essa pastilha costuma ser a mais utilizada pelos carros a economia em relação as demais, tanto em valor de aquisição. Quanto em manutenção do disco de freio, pois o desgasta pouco.
A desvantagem é que tem baixa durabilidade e altas temperaturas podem vitrificar o material.
Pastilhas de compostos sintetizados
O principal material das pastilhas de freio sintetizadas são cerâmicas e mix de metais.
Esse tipo é o melhor dentre todas, pois não gera ruídos, menor desgaste e possui alta durabilidade de seu material.
A desvantagem da utilização dessas pastilhas de freio é o valor cobrado por elas.
Pastilhas de compostos organometálicas
As pastilhas organometálicas são constituídas de um material composto por resina e outros metais maleáveis como alumínio.
São mais caras que as orgânicas, mas possuem maior durabilidade.
A desvantagem é que geram ruídos e podem ocasionar desgaste no disco de freio devido o atrito.
Pastilhas de compostos metálicos
Certamente as pastilhas de freio de compostos metálicos possuem um excelente desempenho durante as frenagens.
Tem bom rendimento e durabilidade, pois seu material é feito de mistura de metais como cobre, ferro ou alumínio.
A desvantagem desse tipo de pastilha é o alto preço e o risco de desgastar mais o freio de disco.
QUANDO TROCAR AS PASTILHAS DE FREIO?
Devido a nossa utilização do carro ao longo de nosso cotidiano, não existe um tempo certo para a troca das pastilhas de freio.
Entretanto isso depende unicamente de cada modelo de carro, assim como do tipo de pastilhas utilizadas.
Nós recomendamos a você prestar atenção a alguns sinais que seu carro começa a dar para trocar as pastilhas.
Entre eles podemos citar:
Folga no pedal
A folga no pedal pode ser um indício da necessidade de troca das pastilhas de freio.
Para fazer a frenagem correta é necessário pisar mais no pedal, o que aumenta o tempo de resposta da frenagem.
Barulhos no momento de frear
Outro indício de problema nas pastilhas de freio é ouvir barulhos no momento de frear.
Isso pode indicar algum erro de colocação das pastilhas ou mesmo, desgaste das pastilhas.
Única maneira de visualizar como está o estado dessa peça é remover as rodas e verificar como está a angulação.
Fonte:https://blog.abmpecas.com/pastilhas-de-freio/