Já existem no país diversos modelos híbridos e elétricos, de 10 marcas diferentes. E vem mais por aí: Volkswagen, Chevrolet, Jeep, Kia, e Toyota anunciaram lançamentos para os próximos meses.
Os benefícios desses automóveis são muitos, tanto para o proprietário, quanto para o ambiente.
Também entram na lista o menor gasto com manutenção, que pode ser de 20% a 30% inferior; incidência de impostos pequena se comparada a determinados veículos a combustão e ainda custo reduzido por quilômetro rodado.
Ao mesmo tempo, existe uma desconfiança em relação a garantia e as baterias que são responsáveis por proporcionar a economia de combustível.
O site Insideevs lembra que muitos consumidores consideram a bateria o “calcanhar de Aquiles” dos carros híbridos e elétricos. Porém, o head da linha de veículos elétricos da BMW do Brasil na época, Henrique Miranda, destacou o contrário à reportagem.
“É a bateria que permite a mobilidade sem emissões ou ruídos, a recarga em casa, a simplificação dos sistemas motores e a redução nos custos de propriedade”, afirmou ele à Insideevs.
Não por acaso, a maioria das baterias dos veículos eletrificados possui uma garantia diferenciada quando comparada à bateria de carros tradicionais e à própria garantia do veículo.
Garantia dos carros elétricos
A garantia do carro elétrico varia, geralmente, entre dois a cinco anos. O prazo vai depender da montadora. Nesse quesito, ela é muito parecida com a dos veículos movidos puramente a combustão.
Carros elétricos: garantia da bateria
Essa garantia é diferenciada no mercado. Por ser o coração do carro em questão, ela pode ter validade de oito a dez anos. É um período extenso e vantajoso.
A bateria de um Toyota Prius e de um Corolla Hybrid, por exemplo, possui 8 anos de cobertura para problemas de fábrica. Entretanto, a montadora japonesa chegou a afirmar que o componente foi projetado para durar a vida toda do Prius.
O que acontece quando há falha na bateria e a garantia não cobre?
Essa situação vai depender, também, de cada montadora e do tipo de falha. Em alguns casos, vale investir em novas baterias – principalmente quando o preço delas está abaixo de R$ 20.000.
Em outros, pode ser melhor trocar o carro, já em alguns modelos o preço pode superar R$ 100.000, caso seja necessário substituir todo o conjunto elétrico.
É importante destacar, contudo, que o final da garantia não significa que as baterias e os carros fiquem
inutilizados – é assim com os carros à combustão também, não é mesmo?
Os sistemas de carros híbridos e elétricos são altamente tecnológicos e raramente apresentam falhas. Por isso, as chances de troca, substituição e perda são baixas.
Fonte: https://blog.carcheckbrasil.com.br/carcheck/como-e-a-garantia-de-carros-eletrico