O Outono, que as temperaturas começam a ficar mais baixas, pede que o motorista fique atento a alguns detalhes de seu carro para não ter dor de cabeça na hora de sair de casa.
O motivo mais comum é a falta de gasolina no tanquinho de partida a frio. Presente em grande parte dos automóveis que aceitam tanto o etanol quanto a gasolina, o mecanismo tem a função justamente de auxiliar a partida com o motor frio, já que o álcool exige maiores temperaturas para entrar em ebulição, enquanto a gasolina se transforma em vapor mais rapidamente.
Os carros podem andar normalmente se forem abastecidos apenas com álcool, desde que o tanquinho esteja cheio preferencialmente com gasolina aditivada.
Coisa que poucos sabem é que o combustível do reservatório deve ser trocado a cada 60 dias. Com o maior consumo do recipiente no inverno, é preciso verificar com mais frequência o nível de gasolina, pois ela não tem indicador no painel.
Baterias
Mas isso não significa que os carros com a tecnologia flex start, que dispensa o tanquinho complementar, também não apresentem dificuldades para se mover nessa época do ano. Nestes casos, a primeira razão pode estar na bateria.
Um dado interessante é que no calor que a bateria se desgasta mais, mas é nas temperaturas baixas que ela é mais exigida pelo motor, devido a maior viscosidade do óleo e à menor dilatação.
Explica que se o motorista notar alguma dificuldade na partida, é melhor não esperar e fazer o quanto antes uma avaliação da vida útil da bateria. O serviço é prestado em oficinas e centros automotivos e leva poucos minutos. Já a troca da bateria deve ocorrer em média a cada dois anos.
30 Segundos
Se o carro não pegar de primeira, uma dica é aguardar por 30 segundos antes de tentar ligá-lo novamente, para não encharcar as velas, responsáveis pela ignição. Carros que percorrem menores distâncias e que andam até 25 minutos por dia têm mais chances de ter problemas na bateria. Diferentemente dos automóveis que rodam mais quilômetros, o que dá mais tempo para as baterias se recarregarem. Esses cuidados devem ser os mesmos para os proprietários de modelos movidos a diesel.
Fonte:https://blog.autoz.com.br/tempo-frio-redobre-os-cuidados-com-o-carro/