Os pneus são de grande importância para o seu veículo. São eles que fazem o contato do seu carro ao chão. Para que eles durem muito mais e você ficar seguro por muitos quilômetros, separamos quatro cuidados para preservar estes componentes:
Calibre periodicamente
Iniciamos pelo cuidado mais importante, já que este é o mais fácil e gratuito de se fazer. Pneus muito murchos são suscetíveis a cortes em impactos e podem se desprender do aro, causando acidentes. Com excesso de pressão transmitem os impactos em maior intensidade para a estrutura do carro. Para saber a pressão correta, consulte as etiquetas coladas no seu veículo ou o manual do proprietário. Não se esqueça de calibrar também o estepe, já que você nunca sabe quando precisará dele.
Faça alinhamento e balanceamento
lembramos destes apenas quando trocamos os pneus, mas saiba que é importante fazer periodicamente, e o prazo varia de acordo com o veículo e uso. O mais usual é fazer junto à revisão, agregado ao plano de manutenções do seu carro, em geral, o prazo pode variar a cada 5.000 ou 10.000km. Mas se você caiu em buraco muito forte, também precisa fazer os serviços, para assegurar que a longo prazos não haverá desgaste irregular no pneu, ou trepidação no volante em certas velocidades.
Evite arrancadas e freadas bruscas
Apesar dos controles de tração e freios ABS serem comuns nos veículos mais novos, manobras bruscas aceleram o desgaste dos pneus, sejam pelo giro “em falso” ou transferência abruptas de peso.
Rodízio de pneus
Grande parte dos carros atuais contam com motor e tração dianteiros, sendo assim, os pneus deste eixo tendem a ter desgaste mais acelerado. O rodízio pode prolongar a vida útil, pois com os pares alternando de eixo, pode-se igualar os desgastes e fazer a troca correta dos quatro pneus de uma vez só.
Fonte: https://www.jardinechevrolet.com.br/blog-cuidados-com-pneus