Com que frequência deve ser realizada a troca dos filtros do ar-condicionado? Deixá-lo no máximo aumenta o consumo de combustível?
Em grande parte das cidades brasileiras, o ar-condicionado faz parte do dia a dia do motorista. O recurso, no entanto, é fonte de dor de cabeça quando o assunto é manutenção. Isso porque o ar requer algumas medidas preventivas para não oferecer perigo aos ocupantes dos automóveis. Outra questão que assola os motoristas: o consumo de combustível aumenta com o uso do ar? Comentamos 7 curiosidades sobre o ar-condicionado.
1. Com que frequência deve ser realizada a manutenção do ar-condicionado?
O ideal é conferir no manual do seu carro, mas a manutenção do ar deve ser realizada, em média, a cada seis meses ou 30 mil quilômetros. Fique atento, alguns indícios podem apontar para um problema no sistema de refrigeração: mau cheiro, irritação das vias nasais e demora do resfriamento.
2. O que é a higienização do ar-condicionado?
A higienização se configura pela troca do filtro de partículas.
3. E a limpeza da tubulação?
A limpeza da tubulação é realizada por meio do uso de um spray antisséptico.
4. Manter o ar na temperatura mínima (mais fria) gasta mais combustível?
Quanto mais frio o interior do carro, mais o ar-condicionado terá que trabalhar. Com isso, o compressor demandará mais energia do motor e, consequentemente, aumentará o consumo. O ideal é manter a temperatura entre 22 e 23º, para não exigir tanto do sistema.
5. Ficar muito tempo sem ligar o ar-condicionado pode ser um problema?
O sistema de ar-condicionado tem mangueiras, compressor, pistões, entre outras peças que precisam de lubrificação e que, paradas, podem ser danificadas. Por isso, apesar do frio, é necessário ligar o ar de duas a três vezes por mês por no mínimo três minutos.
6. Por que é preciso desligar o ar um pouco antes de chegar ao seu destino?
O ar-condicionado “gera” pequena quantidade de água devido a condensação, o que faz do sistema um ambiente propício para proliferação de ácaros, fungos e bactérias. O ideal, então, é desligar o ar-condicionado e deixar o ventilador ligado por cinco ou 10 minutos para secar a fonte de umidade.
7. A tecla de recirculação pode ficar acionada por muito tempo?
Essa é uma pergunta importante! A tecla de recirculação evita a troca de ar entre os ambientes interno e externo do automóvel e pode ser um perigo. Quando se interrompe a troca de ar com o ambiente externo, os passageiros vão respirando apenas o oxigênio do interior do carro e expelindo gases nocivos ao organismo. Esses gases, distribuídos pela cabine, voltam para o corpo e podem provocar, entre outros problemas de saúde, fadiga ou sono.
Recirculação, então, só deve ser usada para evitar a poeira e acelerar o processo de refrigeração!
Fonte: https://autopapo.com.br/noticia/ar-condicionado-uso-manutencao/