Na hora de comprar um veículo é muito importante ter conhecimento sobre alguns dados. A potência, cavalos e torque do motor, por exemplo, são informações essenciais e muitos motoristas acabam confundindo o significado dos três, fazendo a compra errada.
No Brasil, o torque é geralmente medido em kgf.m (quilograma força vezes metro). É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações.
O torque é o responsável pela capacidade do motor produzir força motriz, ou seja, o movimento giratório. É essa força que faz o veículo sair da inércia, arrancar e subir ladeiras íngremes sem que você precise efetuar muitas trocas de marchas. Sendo assim, no off-road, o torque é mais importante que a potência.
Um carro com uma boa relação peso x torque responde bem às acelerações. Vale mencionar que ele é medido pelo dinamômetro ao colocar o motor com aceleração máxima em diferentes rotações.
Embora, muitas pessoas prezem pela escolha da maior potência, o torque também é essencial na hora de comprar não só veículos leves, mas principalmente veículos de transporte, como caminhões e ônibus. Quanto mais pesado o veículo, mais importante costuma ser o torque. Só para comparar, um ônibus pode exigir até 16 vezes mais torque do motor para sair do lugar do que um Fiat Palio.
Segurança:
O torque está relacionado à segurança, pois em situações que exigem manobras mais rápidas, o motor com maior torque terá uma retomada de velocidade mais ágil, permitindo que a ultrapassagem seja mais segura.
Curiosidade:
Dois carros com a mesma potência podem ter torques diferentes. Isso é possível porque o torque e a potência máximos ocorrem em rotações diferentes do motor.
Manutenção:
Está sentindo seu carro perder a força? Vá até uma das unidades da Widmen e faça a revisão completa do veículo.
Fonte:https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-o-que-e-o-torque-de-um-motor/.