Limpeza dos componentes do ar preserva a saúde respiratória
Em países de clima quente como o Brasil, o ar condicionado é um item que não é meramente conforto. Ter ar no carro é questão de sobrevivência nas ruas. Com o trânsito e o calor excessivo do sol, torna-se um item indispensável para a circulação veicular.
Mas você sabia que o ar enviado pelo ar condicionado para dentro do carro pode ser até 10 vezes mais impuro do que o ar fora do carro? Isso pode ocorrer quando o filtro da cabine está cheio de impurezas e agentes nocivos à saúde. Por isso, mais do que manter o ar funcionando corretamente, sua higienização é fator salutar para motorista e passageiros.
A seguir, falaremos neste artigo da frequência recomendada da higienização e sobre como identificar os sinais de que é hora de realizar uma boa limpeza. Após, você terá um panorama geral dos itens que compõem um sistema de ar.
Quando fazer a limpeza do ar condicionado no carro?
A recomendação geral de limpeza do ar condicionado automotivo é a cada 20 mil km rodados. Enquanto a correia do compressor deve ser trocada conforme a orientação no manual do veículo. Já o filtro de cabine deve ser trocado anualmente ou a cada 15 mil km. Entretanto, essas manutenções podem variar de acordo com os sinais que seu veículo eventualmente possa emitir. Veja, abaixo, quais são.
Alergias e espirros
Observe quando o motorista ou os passageiros do veículo espirrarem com frequência ao andar no carro. Dificuldades respiratórias, como alergias, asma, rinite ou espirros, são sinais que já é hora de limpar os componentes do ar. Assim, investir na higienização do ar condicionado do carro é uma prevenção a problemas com a saúde e gastos em hospitais. Tenha isso em mente.
Demora para gelar
Quando o ar está demorando mais do que o habitual para atingir a temperatura escolhida, você deve fazer sua limpeza. Nessas condições, o ar precisa ficar ligado por mais tempo em potência maior, o que consome mais bateria e combustível. Sem falar na pouca circulação de ar, já que o filtro sujo pode impedir que grande parte do ar passe. Outra consequência grave é que, ao usar mais combustível, o ar prejudica a eficiência de todo o veículo.
Cheiro desagradável
Ao se acumularem no filtro, ácaros, fungos e bactérias criam colônias que liberam um odor desagradável para dentro do veículo. Se notar este mau cheiro, faça a higienização do ar imediatamente. Pois significa que há muitas impurezas presas no sistema e que podem comprometer demais a saúde dos passageiros.
Quais componentes do ar devo limpar?
Confira, abaixo, a lista dos componentes do ar condicionado automotivo que devem ser alvo de higienização.
- Filtro de Ar: responsável por reter impurezas e permitir que o ar chegue limpo dentro do carro; a limpeza deve ser periódica.
- Evaporador: é ele que resfria o ar; deve ser trocado por um especialista no sistema.
- Compressor: comprime o ar e o faz circular; sua manutenção envolve também a troca do óleo lubrificante.
- Tubos: são os locais por onde passa todo o ar; sua limpeza é rápida, com spray que retira as impurezas de dentro dele.
Lembre-se de que a higienização do seu ar deve ser realizada por um profissional especializado. Assim, você garante a sua eficácia. Também mantém protegida sua saúde e a de seus passageiros. Além disso, faz com que o sistema de ar condicionado funcione corretamente.
fonte: https://www.abcpneus.net/higienizacao-do-ar-condicionado/ disponível em 20/01/2020.