Não, mas desligá-lo pode fazer o carro gastar mais. Essa impressão ocorre porque, quando os sensores do sistema detectam que os pneus movimentados pelo motor não têm aderência com o solo, a aceleração é cortada e retomada em um processo feito em milésimos de segundo.
Isso faz com que o carro não acelere de forma plena (já que os pneus estão escorregando) e o motorista instintivamente pisa mais fundo no acelerador para compensar, dando a sensação que o carro está consumindo mais. Quando são feitos esses cortes, porém, o motor para de queimar combustível, mesmo com o acelerador acionado.
Por outro lado, se o controle de tração é desligado, o carro pode desperdiçar energia quando os pneus giram em falso sobre o piso escorregadio, consumindo combustível extra neste processo.
Desligado, só em casos especiais
Já que desativar o controle de tração só traz gastos extras e ainda pode provocar acidentes (caso o carro destracione na saída de uma curva, por exemplo), por que raios as fabricantes ainda oferecem a opção de desligá-lo?
Bom, primeiro que em muitos carros o botão para inibir o sistema está desaparecendo de muitos modelos, e se tornando uma (pouco prática) seleção dentro do computador de bordo. E já há modelos que não possuem um método aparente para desligar o controle de tração: o Volkswagen Up! TSI é o o exemplo mais famoso desse grupo.
Algumas fabricantes têm ocultado a desativação do controle de tração porque muitos usuários estavam usando o recurso de forma inadequada, seja pela lenda de que ele aumenta o consumo de combustível, seja para fazer exibições de pilotagem em via pública que geralmente culminam em acidentes vergonhosos.
O principal motivo para que o controle de tração ser desligado é que em situações muito específicas em pisos de baixa aderência, especialmente terra, lama e neve, o sistema pode impedir que o carro saia do lugar, já que em determinados locais pode ser necessário que as rodas de tração girem um pouco em falso para movimentar o piso e retomar o contato com o solo.
Mas a evolução dos controles de tração têm feito que mesmo nestes momentos o computador consiga contornar o piso escorregadio, sem a necessidade de desligar o sistema. A precaução das fabricantes é tamanha que em alguns carros o controle fica apenas “adormecido” quando a inibição é ativada: caso o veículo detecte uma perda de tração que pode provocar acidente, o recurso é automaticamente religado.
A tendência é que apenas modelos esportivos mantenham o botão para desligar o controle de tração sempre à mão, vinculado com os modos de condução de alta performance, pois a calibração do sistema, focada em segurança, pode limitar o desempenho do modelo em pistas fechadas quando conduzidos por pilotos profissionais.
Fonte: https://autoesporte.globo.com/servicos/noticia/2021/02/o-controle-de-tracao-aumenta-o-consumo-do-carro.ghtml