Pela legislação atual, o uso de películas com mesmo nível de transparência em todos os vidros do veículo nem sempre será o adequado.
De acordo com o que determina a Resolução nº 254 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), em vidros específicos, películas de baixa transparência estão proibidas.
Nos vidros que constituem os para-brisa do veículo, o nível de transparência deve alcançar 75%. Para os vidros laterais dianteiros, o nível de transparência deve ser de, no mínimo, 70%.
Vidros que ocupam outras áreas do veículo podem apresentar um nível menor de transparência. Para estes, a transparência mínima exigida é de 28%.
Caso o veículo seja flagrado pela fiscalização, trafegando com películas irregulares, o condutor responsável estará sujeito à multa de classificação grave.
O valor da multa é de R$195,23, acompanhada de 5 pontos adicionados à CNH do motorista.
Também, como medida administrativa, o veículo fica retido até que possa ser regularizado. Dessa forma, para que seja possível seguir conduzindo o veículo, é necessária a sua regularização.
As películas automotivas são aplicadas por motivos d
A tecnologia é um dos assuntos mais comentados por profissionais do nosso segmento automotivo. Perceba que, todos os anos, existem inúmeras novidades sendo lançadas ao mercado, seja na engenharia, na medicina ou na telefonia. Pensando nisso, elaboramos este texto para falar sobre uma tecnologia que tem ganhado espaço e utilidade dentro das oficinas mecânicas: a realidade aumentada.
Caso ainda não a conheça, entendemos que o nome pode soar estranho, mas é justamente isso que ela faz: enriquecer o mundo físico com informações digitais. Portanto, não perca a oportunidade de embarcar nessa modernização e descubra como essa ferramenta pode facilitar o seu cotidiano!
Continue lendo “Realidade Aumentada Invade Oficinas e Promete Facilitar a Vida do Mecânico”
Já estão em vigor desde 16 de setembro as novas regras para se tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Conforme descrito na resolução nº 778/2019 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), agora as aulas em simulador para quem estiver no processo de obtenção da primeira CNH passam a ser opcionais. Além disso, também foram alteradas as regras para se obter a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).
Novas regras da CNH
Conforme as novas regras para tirar a CNH, os interessados em tirar a categoria B para veículos de passeio como primeira habilitação deverão fazer no mínimo 20 horas/aula, sendo ao menos uma delas em período noturno. Quem quiser optar por aulas em simulador, poderá realizar no máximo 5 horas/aula no aparelho e sempre antes das aulas práticas em vias públicas.
Para a obtenção da CNH A, de motocicletas e similares, a carga horária prática é a mesma da categoria B, exceto que não há a opção de simulador. Para a adição da categoria A na CNH são necessárias no mínimo de 15 horas/aula, das quais pelo menos uma no período noturno. O mesmo vale para a adição da categoria B.
Mudanças para a ACC
A Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) é o documento exigido para a condução de veículos de duas rodas cuja capacidade cúbica do motor não ultrapasse 50 cm³ e a velocidade máxima não ultrapasse os 50 km/h.
A resolução do Contran suspendeu por um período de 12 meses, contando a partir do dia 16 de setembro, a obrigatoriedade das aulas práticas para esta habilitação. O candidato precisa apenas realizar as provas necessárias normalmente. Em caso de reprovação apenas seriam cobradas as aulas práticas. De acordo com a resolução, o candidato também poderá trazer seu próprio ciclomotor para realizar a prova, desde que o veículo tenha até cinco anos de uso.
Fonte:https://www.icarros.com.br/noticias/geral/novas-regras-para-tirar-a-cnh-ja-estao-valendo/27109.html
Os automóveis são projetos bem complexos, compostos por uma série de itens de segurança para a proteção de seus ocupantes. Porém, também existem alguns componentes que servem à saúde e ao bem-estar dos motoristas e passageiros, como é o caso do filtro de cabine.
Como você bem sabe, essa é a peça responsável pelo bloqueio das partículas nocivas à nossa respiração, sendo um item fundamental para a qualidade de vida de quem trafega em um veículo. Por isso, elaboramos este post especial sobre o tema, em que discutimos os principais detalhes relacionados à manutenção desse componente. Acompanhe!
Saiba quais são os componentes primordiais de um motor a combustão interna e descubra a finalidade de cada um deles
Primeiramente, é preciso saber que o motor se divide em dois conjuntos. O superior é o cabeçote, que geralmente é feito de alumínio. Ali estão as válvulas, as velas e diversos outros componentes. O inferior é o bloco, que concentra os cilindros, o virabrequim e demais peças.
Assim como o motor, esta matéria também divide-se entre ambos os conjuntos de peças. Comece por cima, conhecendo o cabeçote, e depois vá para baixo, até o bloco. E não caia mais na velha história da rebimboca da parafuseta!
Continue lendo “O que é virabrequim? E biela? Conheça as principais peças do motor.”
O lubrificante do motor é extremamente importante para a durabilidade de suas peças, seu melhor rendimento e funcionamento suave — de acordo com os parâmetros de fábrica. Mas é preciso usar o produto mais adequado para cada modelo de carro. Para isso, primeiramente, deve-se decidir pelo óleo sintético ou mineral.
Apesar de ambos serem produzidos pelos mesmos fabricantes e terem algumas características em comum, diferenciam-se em pontos importantes que os tornam mais convenientes e recomendados para certos tipos de motores e de uso do veículo. Portanto, é interessante ter a resposta na ponta da língua quando um cliente pedir orientações sobre o uso do óleo ideal para seu caso.
Para isso, preparamos este post mostrando as diferenças entre esses dois tipos de óleos lubrificantes e em quais situações eles são mais indicados. Não deixe de ler!
Continue lendo “Óleo sintético ou mineral: qual a diferença e os impactos no motor?”
A algum tempo atrás os carros brancos eram totalmente desprezados. Ainda mais por serem confundidos com táxis, ambulâncias e outros veículos de serviço. Sem contar os cuidados que tem que ter com carro branco. Hoje em dia os carros brancos não só uma aceitação maior, como em alguns modelos são preferência. Mas afinal de contas, manter essa cor intacta exige cuidados diferentes das outras cores?
Continue lendo “Carro Branco: Cuidados que você precisa ter”
Escolha sobre qual tipo de componente vai ser utilizado no conserto deve ser feita pelo consumidor. Susep afirma que método já estava previsto, mas precisava ser esclarecido.
As seguradoras de veículos estão autorizadas a utilizar peças similares e usadas no lugar das originais nos serviços de reparo. O esclarecimento foi feito pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), responsável pela regulação do setor.
De acordo com o órgão, que está ligado ao Ministério da Economia, a escolha sobre qual tipo de peça vai ser utilizada no conserto deverá ser feita pelo consumidor. O objetivo, com a nova indicação, é estimular o mercado de seguros.
Continue lendo “Seguradoras poderão utilizar peças paralelas e usadas em reparos de veículos”
As altas taxas de acidentes de trânsito e os problemas de mobilidade das grandes cidades têm alcançado níveis alarmantes. Nesse cenário, montadoras e empresas de tecnologia apostam nos carros autônomos como solução viável, capaz de chegar ao mercado em poucos anos. Por isso, é importante que os mecânicos familiarizarem-se com suas particularidades.
Afinal, a automação veicular total já está em fase avançada de testes. Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e os europeus, automóveis independentes já podem ser vistos pelas ruas e sua engenharia tem se mostrado eficiente. Mesmo no Brasil, alguns modelos contam com certo grau de autonomia.
Portanto, para que você possa se preparar e acompanhar essa evolução, separamos, neste post, as informações mais relevantes sobre o tema.
Continue lendo “Carros Autônomos: Guia Completo Para Entender Tudo Sobre o Assunto”
Já imaginou rodar no calor das cidades brasileiras sem o ar-condicionado automotivo? Bom, se você já passou por isso alguma vez, deve saber o quão desagradável é a experiência, em especial quando se fica parado por um bom tempo no trânsito.
O fato é que o ar é item indispensável em qualquer veículo de passeio ou trabalho, mas, por outro lado, nem sempre é devidamente utilizado. Às vezes, o motorista não se preocupa o suficiente com a sua manutenção, o que pode afetar o desempenho do carro e, até mesmo, influenciar a saúde dos passageiros.
Pensando nisso, preparamos este post para trazer algumas dicas sobre o uso correto do ar-condicionado automotivo e sua manutenção. Vamos conferir?
Continue lendo “Ar-Condicionado Automotivo: Dicas de Utilização e Manutenção”