Muitas pessoas que tem carro, já passaram alguma vez pelo problema de mal cheiro que fica na parte interna do mesmo. Às vezes o problema é simples e apenas uma pequena limpeza resolve, ou as vezes a situação é mais complicada e a outras formas de resolver o problema. A primeira coisa a se aprender é que todo carro precisa ser limpo regulamente, assim as chances de aparecerem odores ruins no ambiente diminuem muito.
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Quando se fala em motor, um componente que geralmente é citado, em especial quando se fala em micro-híbrido, é o alternador.
Esse componente é vital para que um carro possa rodar. Mas, qual a função do alternador? Para que serve?
Antigamente, os automóveis ao invés do alternador, possuíam o chamado dínamo, para converter energia mecânica em eletricidade, mas sua eficiência era baixa, ainda mais quando o sistema elétrico era de apenas 6 volts.
Hoje, no entanto, o alternador tem uma função adicional em certos modelos, especialmente vendidos em mercados consolidados, em virtude de normas ambientais mais rígidas. Continue lendo “Qual a função do alternador? Para que serve?”
Vento, frio, chuva e neblina são comuns na estação mais fria do ano e é nessa época que as pessoas costumam utilizar mais seus veículos, por isso, cuidados especiais devem ser tomados para que não haja danos.
A revisão do carro independe da época, mais algumas medidas preventivas podem ajudar a manter as peças em ordem sob baixa temperatura.
O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento – sempre na faixa dos 90º Celsius. O trabalho é importante, pois o motor esquenta muito com todas as explosões da queima do combustível. Então, é responsabilidade do sistema de arrefecimento manter o propulsor frio o suficiente para que as peças não derretam, mas não frio demais a ponto que o carro não funcione direito. O sistema é composto por mangueiras, radiador, ventoinha, bomba d’água, vaso de expansão, válvula termostática e, no meio de tudo isso, um líquido, que deve ser composto 50% por água desmineralizada e 50% por aditivo a base de etileno glicol. A água desmineralizada pode ser comprada separada do aditivo – também há a opção de comprar a mistura pronta. Continue lendo “Sistema de arrefecimento. O que é ? Para que serve?”
De uns tempos para cá, os carros brancos se tornaram uma moda no mercado brasileiro. No entanto, os motoristas que pensam em comprar um normalmente possuem dúvidas sobre os cuidados que devem ter com os veículos. Dois pontos podem ser comemorados por quem quer ter um automóvel dessa cor: carros brancos precisam de menos cuidados e não destacam possíveis arranhões; em contrapartida, eles precisam ser lavados com mais frequência.
Para que o seu automóvel fique sempre com cara de novo, preste atenção nos cuidados com o carro branco listados abaixo.
No Brasil, o torque é geralmente medido em kgf.m (quilograma força vezes metro). É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações.
Se a nossa sociedade passa por constantes mudanças dia após dia, com os automóveis não poderia ser diferente. Em busca de veículos mais eficientes e menos nocivos à natureza, surgiram os carros híbridos e elétricos. Mas afinal, você sabe quais são as diferenças entre eles?
Ao longo deste texto, vamos apresentar as principais diferenças entre os carros híbridos e os elétricos, além de suas vantagens e desvantagens. Você vai conhecer também alguns modelos disponíveis no Brasil e entender por que eles ainda não são muito populares em nosso país. Vamos lá?
Continue lendo “Carros Híbridos E Elétricos: Qual É A Diferença Entre Os Dois?”
O que passar no painel do carro? Devo passar somente um pano úmido, ou posso passar outros produtos?
Essa pergunta muitos se fazem pois embora muitos carros sejam atraentes por fora, é o ambiente interno que diz tudo sobre o automóvel.
Ao parar o veículo sem desligar o contato da chave, o carro percebe que é uma parada rápida de semáforo ou similar e corta o funcionamento das velas e a injeção de combustível. Nos carros com câmbio automático, isso acontece ao manter o pedal de freio pressionado até o fim, enquanto os manuais pedem que o câmbio seja colocado no neutro e que a embreagem não esteja pressionada. Para ligar o carro novamente, basta soltar o freio ou pisar na embreagem que o motor volta a funcionar.
Existem alguns parâmetros para que o start-stop funcione (ou não). Se o motor ainda estiver frio, o sistema não irá funcionar – religar o carro enquanto o motor não estiver na temperatura ideal gasta mais combustível. Depois de muito tempo parado, ele irá religar automaticamente mesmo com o pedal no freio, para manter a temperatura do motor ou se houver uma demanda pelo ar-condicionado.
Continue lendo “Start-Stop – Mitos e verdades sobre o sistema que promete economizar combustível.”
Um farol do seu carro está apagado? A buzina parou de funcionar na hora em que você mais precisava? Ou é o lavador do para-brisa que deixou de espirrar água no vidro?
Muitas vezes, esses problemas podem ser solucionados facilmente e nem passa pela nossa cabeça que é preciso apenas dar uma checada na caixa de fusíveis. Em outras situações, essa central também pode indicar algo mais grave na parte elétrica do automóvel.
Continue lendo “Caixa de fusível do automóvel: saiba o que é e como entendê-la”